top of page

Mangueira

História

        A história da Cachaça Mangueira começou em 1956 na fazenda de mesmo nome, na cidade de Castelo do Piauí. A fazenda Mangueira pertence à família Cardoso de Vasconcelos Melo há mais de 100 anos, inicialmente explorando a atividade agropecuária e depois voltando-se para a fabricação de rapadura. Com a queda na demanda da rapadura, a família Cardoso de Vasconcelos Melo partiu para um novo ramo de negócios e em 1956 as primeiras cachaças foram engarrafadas, batizadas com o nome da fazenda: Mangueira. A princípio, a produção atendia apenas Castelo do Piauí. Ao longo de seus 50 anos de existência, a marca Mangueira ganhou espaço no mercado e é hoje um dos símbolos do Estado do Piauí, onde são distribuídos cerca de 70 da produção. Aos poucos a Mangueira vai conquistando o Brasil: é distribuída para outras regiões do país, com ênfase para os Estados do Pará, São Paulo, Distrito Federal, Maranhão, Ceará, Bahia, Minas, Rio Grande do Norte e Amazonas.

        Cachaça destilada de cana-de-açúcar em alambique de cobre martelado envelhecida por um ano em tonéis de garapeira, adquirindo sabor inigualável sendo degustada pura ou gelada, em misturas com água de coco ou com cajuína. Pode ser encontrada nas embalagens de vidro caixa com 12 l e PET caixa com 12 garrafas de 500 ml.

 

Qualidade

      A boa qualidade da cachaça Mangueira é uma conquista diária, começa com a escolha do tipo de cana, com o uso de adubos orgânicos e com a irrigação adequada para os diferentes solos: pivô central, aspersão ou gravidade.  Outro diferencial: a cana não é queimada antes do corte, esse procedimento garante o aroma e o sabor da Mangueira. Na fermentação, também, a qualidade vem em primeiro lugar, a indústria opta por fermentos naturais, ainda que esta escolha retarde todo o processo.

     A bateria de oitenta alambiques em cobre, a maior do mundo, é outro fator que reforça os métodos tradicionais. O cobre, comprovadamente, influi positivamente na qualidade da destilação. Por fim, para chegar a este paladar refinado e suave que conhecemos, a cachaça é envelhecida por dois anos em tonéis de garapeira.

       O padrão Mangueira é mantido através de um rigoroso controle de qualidade. Diariamente, amostras da cachaça são analisadas no laboratório da empresa, um dos únicos do Estado.

 

Fabricante

      MANGUEIRA INDUSTRIAL DE BEBIDAS LTDA.

Tipo de Fermentação:

     Pé-de-cuba.

Produzida:

     Em alambique.

 

Teor Alcoólico

    Sua graduação alcoólica é de 38%.

 

Média de preço

    Até R$ 20,00 por garrafa.

 

 

 

bottom of page