Pingas Nordestinas
Tiquira
História
Tudo começou, com os conhecimentos apurados dos índios em fazerem bebidas à base de mandioca um dos elementos mais importantes para eles. As bebidas eram feitas pelas as mulheres das tribos indígenas, conforme a tradição apenas as mulheres virgens no período menstrual poderiam estragar a bebida, o intuito da bebida era comemorar o fim das batalhas entre tribos ou colheitas vindouras. A tiquira assim como outras bebidas indígenas era uma bebida fermentada só com a chegada dos europeus ao Brasil que a Tiquira passou a ser bebida destilada. A Tiquira e considerada a verdadeira aguardente brasileira, uma vez que a mandioca é genuinamente nacional.
Etimologia
De acordo com Stradelli, tiquira é a palavra nheengatu que significa “destilado obtido a pingos, através do beiju de mandioca fermentada”. Já para Anchieta, tiquira deriva da língua indígena tupi, “a gota”, por fazer referência ao gotejar do líquido durante a destilação.
Onde Encontrar
É uma bebida típica da região maranhense em torno de apenas cinco a sete municípios ainda produzem esta bebida, Sua produção ocorre de forma artesanal e todo comércio é feito no mercado informal. Tudo isso porque o Ministério da Agricultura não regulamenta a produção e comércio desta bebida. Apesar da importância cultural, a tiquira vem desaparecendo pouco a pouco assim como seus criadores. Nos últimos anos, o governo maranhense tenta preservar a cultura da Tiquira colocando-a como símbolo regional.
Por esses motivos a Tiquira é de difícil acesso, sendo encontrada apenas em mercados populares de alguns munícios maranhenses na capital São Luís, no Maranhão e na cidade de Tianguá, no Ceará.
Aparência
Possui uma colora roxa/rosa/azulada, oriunda das folhas de tanja (tangerina), por mais estranho que pareça a tiquira é 100% natural.
Teor Alcoólico
A Tiquira costuma ter graduação alcoólica entre 38° a 54°GL.
Lenda
“Pra só pra homi e mulé macho, sinsinhô!”
A tiquira possui uma lenda no Maranhão, que de tão forte, após tomar três ou quatro doses de Tiquira, as pessoas não deveriam tomar banho ou molhar as cabeças, correndo o risco de morrerem ou ficarem “aluadas” ou seja, ruins da cabeça.
Média de preço
R$ 15,00 por garrafa.